Mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Paulista iniciaram, nesta terça-feira (30), Curso de Trancista. A capacitação terá duração de dois meses, com um encontro semanal de duas horas cada.
O curso é ministrado a sete alunas pela trancista Edmara Bernardes Martins, na sede do CRAS, na Rua Rodolfo Machado Borges, 299 - São Benedito. Ao longo da capacitação, as usuárias aprenderão técnicas de tranças nagôs e soltas e a história dos penteados de origem africana.
A jovem Thereza Vitoria Santos Oliveira, de 20 anos, é trancista autônoma e frequentará as aulas para aprender novos métodos e, com o certificado em mãos, expandir o negócio. "Depois de um tempo, pretendo começar a dar curso na área e virar professora também", disse
Com quase oito anos de experiência, a instrutora Edmara afirma que o mercado de tranças vem crescendo. "Da mesma forma que eu consigo me manter com meu trabalho, quero empoderar outras mulheres para que isso aconteça na vida delas também", afirmou.
Na próxima semana, outro curso inicia-se no CRAS Vila Paulista, dessa vez de barbeiro. "A proposta é incentivar a autonomia e emancipação de famílias referenciadas pelo CRAS, tanto pelo ingresso no mercado de trabalho quanto pela abertura do próprio negócio", destacou a gerente da unidade, Janaína Santos.
O Centro de Referência de Assistência Social Vila Paulista integra os equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds). Ao todo, são oito CRAS espalhados pela cidade.