CIDADE

Usuários reclamam de atendimento na UPA do bairro São Benedito

A população está alarmada com as gripes comuns que têm sintomas facilmente confundidos com a famosa H1N1, ou gripe suína. Na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) São Benedito

Mônica Cussi/PMU
Publicado em 01/09/2009 às 00:17Atualizado em 20/12/2022 às 10:50
Compartilhar

A população está alarmada com as gripes comuns que têm sintomas facilmente confundidos com a famosa H1N1, ou gripe suína. Na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) São Benedito, as mudanças ainda estão acontecendo para atender a casos específicos da doença. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os funcionários excedentes que servirão de apoio para o atendimento na unidade ainda estão sendo contratados.

Pessoas que estiveram na UPA no fim de semana e ontem reclamam que todas as pessoas estão sendo atendidas no mesmo local e há muita demora até na triagem dos pacientes.

A coordenadora da UPA, Ana Cristina Sarreta, informa que os medicamentos estão sendo ministrados a pessoas que apresentam sintomas da gripe. Explica também que a instalação equipada para atender aos casos suspeitos é somente um local de observação para que os pacientes fiquem isolados. Ela também afirma que dois infectologistas estão disponíveis para monitorar os casos.

O que Saretta acha importante dizer é que o local não é para atendimento ambulatorial e todas as pessoas que chegarem à UPA passarão pela triagem normal do atendimento na parte de cima do prédio. Atualmente, Uberaba tem 108 pacientes em monitoramento, sendo 21 internados e 33 aguardando resultados de exames.

Exames. A Fundação Ezequiel Dias pode começar a divulgar resultados de exames em todo o Estado, porque somente na semana passada a Funed recebeu os kits para a realização dos exames. A Funed atuava, até então, com a orientação da coleta, recebimento de amostras e acondicionamento do material para envio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Agora, dois técnicos do Serviço de Virologia e Riquetsioses foram capacitados na Fiocruz entre os dias 10 e 14 de agosto, e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) realizou a compra do material necessário para os kits. Os resultados, que antes podiam demorar até 15 dias, serão conhecidos em até 48 horas, reforçando as medidas de vigilância epidemiológica. A Funed montou uma estrutura capaz de realizar até 40 exames por dia, em média.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por