Terminou ontem o prazo para os produtores rurais de Uberaba e região vacinarem seus rebanhos bovinos e bubalinos
Terminou ontem o prazo para os produtores rurais de Uberaba e região vacinarem seus rebanhos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Já a declaração poderá ser feita até o dia 10. Nos últimos cinco dias, o índice de comprovação da imunização aumentou significativamente. Enquanto na semana passada tinham sido vacinados 67% da população bovina, agora este percentual saltou para 84,5.
Segundo Rony Adolfo Hein, coordenador regional do IMA em Uberaba, 80% dos criadores já apresentaram a documentação referente a aplicação das doses, o que indica que a meta de superar os 99% provavelmente foi atingida mais uma vez. “Faltam ainda 2.012 produtores para apresentar a declaração. Mas o número já melhorou bastante e é quase certo que o índice de vacinação foi bem próximo aos 100%, como vem ocorreu nas edições passadas da campanha”, projeta.
A penalidade para quem não vacinar seu rebanho é de R$ 50 por animal. O produtor que estiver nesta condição também não poderá comercializar e nem entregar leite nos vaticínios. E quem imunizar seu rebanho, mas atrasar a entrega do comprovante, será multado em R$ 25 por animal.