Se considerado o baixo volume de vendas de passagens no Terminal Rodoviário e Aeroporto Mário Franco até agora, o uberabense não deve sair da cidade no feriado prolongado deste fim semana.
De acordo com o gerente operacional da Infraero, Lélio Baldo, não há expectativa quanto ao aumento de fluxo significativo nos próximos dias. “Já houve uma elevação de 10% no número de passageiros para sexta-feira (2), mas, se consideradas outras ocasiões, especialmente eventos de negócios, a taxa é inexpressiva”, afirma Baldo, justificando que, como o público médio do aeroporto é constituído por empresários, as próximas mudanças operacionais nos voos estão programadas para o próximo mês, quando iniciam os trabalhos da ExpoZebu. “Nos próximos dias sairá a definição sobre linhas extras e as demais estratégias de atendimento”, completa.
Já no Terminal Rodoviário, nas quatro empresas de transporte pesquisadas pela reportagem, o aumento no número de passagens vendidas fica perto dos 50%, se comparado aos dias normais.
Na União, por exemplo, que faz viagens interestaduais e intermunicipais, os destinos mais procurados até agora são Rio de Janeiro, Montes Claros e São José dos Campos. Segundo o funcionário do guichê da companhia, o reajuste de R$ 2 sobre o valor dos bilhetes ocorrido em fevereiro passado não afetou a procura dos consumidores.
Para Aristeu Pereira, funcionário da Nacional Expresso, a expectativa é diferente, pois, embora o número de passagens vendidas seja superior ao registrado em outros períodos, as vendas nesse feriado são, historicamente, mais baixas. “Porque é fim de mês e a maioria ainda não recebeu seus salários”, explica, acrescentando que, em outros períodos com feriado prolongado, o aumento pode chegar a 300%. “Felizmente, temos o público de estudantes que se mantém estável”, finaliza.