Com atendimento a 17 bairros, incluindo quatro rurais, demanda do Cras do Residencial 2000 é alta e superior à estrutura oferecida (Foto/Divulgação)
A vereadora Rochelle Gutierrez (PP) esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Residencial 2000, onde constatou que as condições de atendimento ao público no local não são adequadas. De acordo com a parlamentar, faltavam até copos para a população beber água.
Na quarta-feira (13), ela esteve no local, onde estavam mais de 70 pessoas na fila para inscrição do CadÚnico. Conforme Rochelle publicou em suas mídias digitais, a equipe é insuficiente para atender à demanda. A parlamentar alegou que cobrou respostas da Prefeitura, visto que os servidores se desdobram para atender usuários de 17 bairros, sendo quatro deles rurais.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) enviou nota ao Jornal da Manhã, na qual informou que todas as pessoas que aguardavam, na quarta-feira (13), no Cras do Residencial 2000 foram agendadas para proceder à inscrição ou atualização do CadÚnico.
Quanto aos copos descartáveis, a unidade já foi abastecida. Contudo, antes mesmo de a Secretaria enviar os copos, a própria equipe da vereadora providenciou o utensílio para as pessoas que lá aguardavam atendimento. A parlamentar disse que ouviu relatos de pessoas que chegaram à unidade ainda na madrugada para garantir a senha de atendimento, que teve início somente às 12 horas. Ela própria se prontificou a anotar dados de usuários para o agendamento.
A Seds informou também que, ainda neste ano, deve ser publicada a licitação para reforma da unidade.
O Cras é uma unidade pública de atendimento à população e são oferecidos os serviços de Assistência Social. No Cras o cidadão pode fazer seu Cadastro Único; ter orientação sobre os benefícios sociais; ter orientação sobre seus direitos; pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos; fortalecer a convivência com a família e com a comunidade; ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social; ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica e ter orientação sobre outros serviços públicos.