Pessoas que transitavam pelo Terminal Rodoviário nesta terça-feira, dia 01, ficaram revoltadas com a poda que foi realizada em algumas árvores. Segundo denúncias que chegaram à redação do Jornal da Manhã, quem realizou a poda não estava identificado como funcionário da Prefeitura.
Taxistas e outras pessoas que também trabalham na rodoviária ficaram indignados com a atitude. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Semat), um técnico fará uma vistoria no local para identificar quem realizou a poda e averiguar se havia autorização.
Diretor de recursos ambientais, José Sidney da Silva, esclarece que existe uma legislação municipal que regulamenta a poda, já que para cortar uma árvore é necessária a autorização da pasta. “Para isso é necessário especificar o motivo pelo qual o requente está solicitando a poda”, ressalta.
Em áreas públicas como calçadas e canteiros, o trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura. “A secretaria faz a vistoria, e a poda é feita de maneira que não prejudique o desenvolvimento da árvore. Quando é em área particular, a poda fica a cargo do proprietário do imóvel, mas mesmo assim é necessária uma autorização da Semat”, completa José Sidney.
Quando as árvores estão entre a fiação elétrica, e corre o risco de curto-circuito, José Sidney pontua que a Cemig é acionada para auxiliar no corte dos galhos que estão interferindo na rede, tanto em áreas públicas, como privadas.