Há mais de cinco anos na barraca de artigos religiosos instalada na praça d’Abadia e mais 30 dedicados à função de zeladora do Santuário, Alaíde da Silva Azevedo vê Nossa Senhora d’Abadia acompanhar não só seus trabalhos, como também sua vida pessoal. Diante de Maria, ela casou seus seis filhos, batizou os 12 netos e sete bisnetos.
De acordo com Alaíde, desde pequena ela mantém forte ligação com a padroeira da cidade. “Já brincava com meus onze irmãos na região desta praça, na mina d’água que havia aqui. Cresci vindo ao Santuário e encaminhei todos os meus familiares para a formação religiosa, quase sempre passando pelo padre Ângelo”, lembra.
Para Alaíde, a vida perdeu um pouco de seu brilho há 10 anos, quando ficou viúva, mas as boas recordações ligadas à santa nunca serão esquecidas. “Casei e vivi muitas outras emoções aqui. Uma das maiores foi quando duas filhas minhas, Sueli e Divaine, participaram da coroação, há quase 50 anos. Elas participaram da Cruzada, grupo que coroou Nossa Senhora d’Abadia, e estavam vestidas de branco, com boinas da mesma cor”, relata.