Reunião entre o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias e o Grupo Petrópolis (Foto/Divulgação)
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, está firmando parcerias com empresas para intensificar as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em reunião nesta sexta-feira (14), com o Grupo Petrópolis, foi estabelecido um compromisso de promover palestras educativas e incentivos à vacinação contra a dengue, aos filhos dos colaboradores.
A parceria foi oficializada em reunião com a presença de representantes da Zoonoses e do Grupo Petrópolis. A ação visa ampliar a conscientização sobre os riscos das arboviroses e reforçar a importância de eliminar focos do mosquito dentro e fora do ambiente de trabalho.
Leia também: Uberaba registra primeira morte por dengue em 2025
Participaram da reunião, representando o Grupo Petrópolis, a responsável pela segurança do trabalho, Laelia Ribeiro de Paiva Ferreira, a médica do trabalho, Tatiana Bianchi Cassiano da Silva, o analista ambiental, Edson Carlos Sousa, e a coordenadora de facilities, Francisca Moizinho. Já pela Zoonoses, estiveram presentes o diretor da Vigilância em Saúde, Matheus Carvalho Assumpção, o chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Eduardo Plácido dos Santos, além das agentes de endemias, Camila Carvalho e Letícia Carolina Signato Pereira.
Segundo Matheus Assumpção, a parceria reforça a importância do engajamento do setor privado no combate às arboviroses. “Nosso objetivo é ampliar as ações preventivas e educativas, levando conhecimento e incentivando a imunização do público alvo dessa vacina, que são as crianças de 10 a 14 anos. A conscientização dentro das empresas tem um impacto direto na comunidade, pois os funcionários replicam essas informações em casa”, destacou.
Com essa parceria, a Secretaria de Saúde busca expandir a atuação conjunta com outras empresas da região, reforçando a necessidade de uma mobilização coletiva para reduzir os casos de arboviroses e garantir a proteção da população.