Desde a contestada classificação na repescagem das eliminatórias europeias, quando passou pela Irlanda graças a um gol irregular
Desde a contestada classificação na repescagem das eliminatórias europeias, quando passou pela Irlanda graças a um gol irregular, a seleção francesa vem sofrendo duras críticas da imprensa e de torcedores. O empate com a Tunísia e a derrota para a China nos últimos amistosos preparatórios colaboraram ainda mais para os ataques. E é neste clima tenso que a equipe estreia hoje na Copa do Mundo contra o Uruguai, às 15h30 (horário de Brasília), na Cidade do Cabo.
Vale lembrar que os franceses também chegaram desacreditados à Alemanha, na Copa de 2006. A seleção havia sido eliminada logo na primeira fase do Mundial de 2002, e tentava recuperar o bom futebol. A equipe acabou chegando à final contra a Itália, mas foi derrotada nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato.
Os uruguaios iniciam a competição sem maiores pretensões. A classificação para as oitavas-de-final já seria um resultado expressivo, uma vez que o Grupo A é considerado um dos mais fortes do Mundial. O atacante Diego Forlán é a estrela da equipe. Autor de 24 gols pela seleção, é destaque também do Atlético de Madrid, onde foi o principal responsável pelo título da Liga Europa, neste ano. O zagueiro Lugano, ídolo do Fenerbahçe, da Turquia, segue como capitão.
O técnico Oscar Tabárez já confirmou a escalação. Ele realizou duas alterações em relação à equipe que terminou as eliminatórias e disputou os últimos amistosos. Na zaga, entra Victorino e sai Scotti. No meio de campo, Ríos ocupará a vaga de Gargano. O atacante Loco Abreu, do Botafogo, ficará no banco de reservas. O jogador, curiosamente, é um dos poucos a atuar no Brasil que estará no Mundial.