Sob pressão, David Ancelotti armou o Botafogo para vencer do Galo e ganhar fôlego no Brasileirão (Foto/Vitor Silva/Botafogo)
A 24ª rodada do Campeonato Brasileiro promete tirar o fôlego dos torcedores com uma reedição da última final da Libertadores. Botafogo e Atlético-MG se enfrentarão neste sábado (20) no Estádio Nilton Santos visando ‘entrar nos eixos’ para o restante do ano. O duelo terá início às 18h30.
O Botafogo vive momento turbulento e chega pressionado pela torcida após empate decepcionante por 3 a 3 com o Mirassol. Antes do duelo, a equipe já acumulava resultados frustrantes, como a eliminação para o Vasco nas quartas de final da Copa do Brasil e a derrota para o São Paulo por 1 a 0 no Brasileiro. O clube é o quinto colocado, com 36 pontos, três atrás do próprio Mirassol, que abre o G-4.
Por outro lado, o Atlético-MG não vence há cinco partidas e vem de empate por 2 a 2 com o Bolívar, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. O Galo ainda busca o primeiro triunfo sob o comando de Jorge Sampaoli para se afastar da zona de rebaixamento. A equipe, que na última rodada empatou por 1 a 1 com o Santos, ocupa a 13ª posição, com 25 pontos, três à frente do Vitória, primeiro clube no Z-4.
Onde assistir: Prime Video.
BOTAFOGO
O volante Newton pode ser novidade no meio-campo alvinegro. O jovem que vem ganhando oportunidades com o técnico Davide Ancelotti tem chance de ser utilizado caso Danilo não esteja à disposição. O titular da posição foi substituído contra o Mirassol por conta de um incômodo muscular e não teve sua presença confirmada para este sábado. Allan também é opção para o setor.
Com exceção da possível ausência de Danilo, Davide Ancelotti deve manter a escalação da última rodada. O comandante planeja evitar muitos ajustes e dar continuidade ao time de olho na sequência da temporada.
“Agora posso dar mais continuidade ao time, pois conheço mais o elenco, mas vou colocar o que eu achar melhor para ganhar o jogo. Se tiver que mudar depois em algumas posições, vamos mudar. Agora que temos apenas o Brasileirão pela frente, vamos com continuidade.”
Os atacantes Artur e Arthur Cabral, com lesão muscular na panturrilha e um edema ósseo, respectivamente, não devem ser relacionados.
O goleiro Neto, fora da temporada por conta de uma grave lesão muscular na coxa direita, o zagueiro Bastos, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, o meia Jordan Barrera, convocado pela seleção colombiana sub-20, e o atacante Nathan Fernandes, em tratamento de uma fratura no antebraço, são desfalques confirmados.
ATLÉTICO-MG
O atacante Hulk, reserva contra o Bolívar, vive a expectativa de aparecer entre os onze iniciais novamente. O ídolo atleticano deve preencher a lacuna deixada por Tomás Cuello, que sofreu uma grave fratura no tornozelo esquerdo e não entra mais em campo em 2025.
O zagueiro Junior Alonso volta a ser opção no Brasileiro após cumprir suspensão. Ao contrário do duelo pela Sul-Americana, quando escalou três zagueiros, Jorge Sampaoli deve utilizar apenas dois jogadores no setor, com o paraguaio e Lyanco entre os favoritos. Vitor Hugo deve ficar no banco de reservas.
O volante Alexsander cumpre suspensão depois de receber o terceiro cartão amarelo na última rodada. A comissão técnica tem Gabriel Menino e Fausto Vera como opções para a função.
O zagueiro Ruan Tressoldi, que vem sendo preparado fisicamente para poder estrear, pode ser novidade na lista de relacionados. Em contrapartida, o lateral-direito Saravia, o meia Patrick e o atacante Caio Maia estão entregues ao departamento e não estão à disposição.
BOTAFOGO - Léo Linck; Vitinho, Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Alex Telles; Newton (Danilo), Marlon Freitas e Savarino;
Santi Rodríguez, Chris Ramos e Montoro.
Técnico: Davide Ancelotti
ATLÉTICO-MG - Everson; Natanael, Junior Alonso, Lyanco e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Igor Gomes e Gustavo Scarpa;
Hulk e Rony.
Técnico: Jorge Sampaoli