Davide Ancelotti tem feito um bom trabalho no Botafogo (Foto/Helios de la Rubia/Real Madrid CF)
O Botafogo inicia nesta quinta-feira (14) a defesa do título continental diante da LDU, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. A partida será no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 19h, com transmissão exclusiva pelo Paramount+.
A equipe carioca chega embalada por duas vitórias consecutivas — 5 a 0 sobre o Fortaleza no Brasileirão e 1 a 0 contra o Red Bull Bragantino, que garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Sob o comando de Davide Ancelotti, o Alvinegro vive um momento de crescimento e busca manter a sequência positiva para seguir forte nas três competições que disputa.
O duelo marca um reencontro. Na fase de grupos da edição passada, a LDU venceu em Quito por 1 a 0, gol de Alzugaray, mas o Botafogo deu o troco no Rio, vencendo por 2 a 1, com gols de Hugo e Júnior Santos — ambos já fora do clube.
Para o confronto, o técnico botafoguense terá o retorno do capitão Marlon Freitas, recuperado de protocolo de concussão, e do zagueiro Alexander Barboza, que volta após suspensão. Allan também está disponível, mas deve iniciar no banco. Na defesa, David Ricardo e Marçal disputam a vaga ao lado de Barboza.
O recém-contratado goleiro Neto foi inscrito na Libertadores e pode ficar no banco. John, ausente nos últimos dois jogos, disputa posição com Léo Linck. As baixas confirmadas são Kaio Pantaleão, lesionado na coxa direita, e Bastos, em recuperação de cirurgia no joelho.
Do outro lado, a LDU, comandada por Tiago Nunes, vive boa fase: apenas uma derrota nos últimos sete jogos, com quatro vitórias e dois empates. O clube lidera o Campeonato Equatoriano com cinco pontos de vantagem sobre o Independiente del Valle.
O time perdeu o centroavante Alex Arce, destaque das últimas temporadas, vendido ao Independiente Rivadavia, da Argentina. A aposta ofensiva agora recai sobre Alzugaray, autor de nove gols no ano, três deles na Libertadores, e no volante e capitão Carlos Gruezo, que espera um duelo equilibrado.
“É um jogo para estar concentrado ao máximo. O Botafogo vai tentar impor seu ritmo, mas vamos buscar aproveitar as oportunidades”, disse Gruezo.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Botafogo: John (Léo Linck); Vitinho, Barboza, David Ricardo (Marçal) e Alex Telles; Marlon Freitas, Danilo e Savarino; Artur, Arthur Cabral e Montoro. Técnico: Davide Ancelotti.
LDU: Gonzalo Valle; De la Cruz, Ricardo Adé, Darío Aimar e Quiñónez; Gruezo, Kevin Minda e Villamíl; Alvarado, Alzugaray e Estrada. Técnico: Tiago Nunes.
Arbitragem: Wilmar Roldán (COL), auxiliado por John Alexander León (COL) e Sebastián Vela (COL). No VAR, David Rodríguez (COL).