
Raphael Claus e Wilton Sampaio estiveram na Copa do Mundo de 2022 (Foto/Montagem)
O Brasil volta a figurar entre os destaques da arbitragem mundial. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) anunciou nesta segunda-feira (27) a lista dos 25 indicados ao prêmio de melhor árbitro do mundo, e entre os nomes aparecem Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, representantes das federações paulista e goiana, respectivamente.
Os dois já figuraram entre os dez melhores do ranking anterior — Claus em nono lugar e Sampaio logo atrás, em décimo. Ambos estiveram na Copa do Mundo de 2022 e seguem como referências da arbitragem sul-americana.
A premiação considera o desempenho de janeiro a dezembro de 2025, e o resultado será divulgado em 10 de dezembro. O júri reúne jornalistas e analistas esportivos de 120 países, responsáveis por avaliar o trabalho de árbitros, jogadores e equipes em todas as competições internacionais.
Uma eventual vitória encerraria um longo jejum brasileiro: o último árbitro do país a conquistar o título foi José Roberto Wright, em 1990, após apitar quatro partidas do Mundial da Itália. Antes dele, Romualdo Arppi Filho havia vencido em 1987, um ano depois de comandar a final da Copa de 1986, no México.
Além de Claus e Sampaio, o Brasil também tem outros nomes em evidência no cenário internacional. Ramon Abatti Abel e Edina Alves Batista, única mulher brasileira pré-selecionada, estão cotados para atuar na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
A lista da IFFHS conta ainda com grandes nomes da arbitragem mundial, como Szymon Marciniak (Polônia), Michael Oliver (Inglaterra), François Letexier (França), Dario Herrera (Argentina) e César Ramos (México).