
Antes do feito de Henrique, apenas duas brasileiras haviam conquistado o ouro em mundiais: Natália Falavigna, há duas décadas, e Maria Clara Pacheco, que também subiu ao lugar mais alto do pódio nesta edição (Foto/Reprodução)
O taekwondo brasileiro vive um momento histórico. Aos 21 anos, Henrique Marques conquistou o primeiro título mundial masculino do país ao vencer a categoria até 80 kg no Mundial da modalidade, disputado na China. O atleta superou o anfitrião Qizhang Xiang e garantiu o segundo ouro do Brasil nesta edição do torneio.
Criado em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Henrique começou a praticar o esporte em um projeto social e percorreu um caminho de superação até alcançar o topo do pódio. Em 2023, o jovem quase abandonou a carreira após ser diagnosticado com arritmia cardíaca, problema que precisou de correção cirúrgica no fim daquele ano.
💬 “Quem me acompanha sabe o quanto foi difícil. Passei por uma arritmia cardíaca, perdi meu pai... Essa medalha representa um respiro de felicidade e mostra que posso ir além. Todo o esforço e as dificuldades valeram a pena”, declarou o campeão após a vitória.
Antes do feito de Henrique, apenas duas brasileiras haviam conquistado o ouro em mundiais: Natália Falavigna, há duas décadas, e Maria Clara Pacheco, que também subiu ao lugar mais alto do pódio nesta edição. A dobradinha de Henrique e Maria Clara marca a primeira vez que o Brasil conquista dois títulos mundiais em um mesmo campeonato.