
Roldán volta a apitar o Palmeiras após 15 anos do duelo histórico contra a LDU (Foto/Cesar Greco/Palmeiras)
A Conmebol divulgou nesta sexta-feira as equipes de arbitragem para os jogos de volta das semifinais da Copa Libertadores. O colombiano Wilmar Roldán, um dos árbitros mais experientes do continente, foi o escolhido para comandar Palmeiras x LDU, na próxima quinta-feira (30), às 21h30, no Allianz Parque.
A missão do juiz será apitar uma partida de clima decisivo: o Palmeiras precisa vencer por três gols de diferença ou mais para chegar à final, após perder o jogo de ida por 3 a 0 em Quito. Roldán, de 45 anos, será auxiliado pelos compatriotas Jhon Gallego e David Fuentes, enquanto o VAR ficará sob responsabilidade de David Rodríguez, também colombiano.
O histórico do árbitro com o clube alviverde é positivo. Em 13 partidas comandadas, o Palmeiras soma sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota — justamente diante da própria LDU, em 2009, também pela Libertadores. Sua última atuação em um jogo do Verdão foi na goleada por 6 a 0 sobre o Bolívar, ainda na fase de grupos desta edição.
A escolha de Roldán acontece em meio a uma sequência de partidas cercadas por reclamações da arbitragem. A comissão técnica palmeirense demonstrou insatisfação com decisões no recente duelo contra o Flamengo, pela Série A. Já na derrota em Quito, o problema maior foi o desempenho irregular da equipe, especialmente no primeiro tempo.
PIERO MAZA
Para o outro confronto da semifinal, entre Racing e Flamengo, em Avellaneda, o comando será do chileno Piero Maza, auxiliado por Claudio Urrutia e José Retamal. O VAR ficará a cargo de Juan Lara, também do Chile.
O Flamengo venceu o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0, com gol de Jorge Carrascal, e agora joga por um empate para garantir vaga na grande final da Libertadores.