
Fabrício Bruno e Villalba, zagueiros do Cruzeiro (Foto/Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro visita o Pouso Alegre neste sábado (21), às 18h30 (de Brasília), no Estádio do Manduzão, pelo jogo de ida de uma das semifinais do Campeonato Mineiro. A partida terá transmissão do sportv e do Premiere, e também pode ser acompanhada em tempo real no ge.
O confronto marca um momento em que o time de Tite busca mais equilíbrio, especialmente na defesa: são 15 gols sofridos em 10 jogos na temporada. Para tentar dar mais segurança ao sistema defensivo, a comissão aposta no retorno da dupla Fabrício Bruno e Lucas Villalba, que voltou a atuar junta em 2026 na vitória por 2 a 1 sobre a URT, após o argentino se recuperar de lesão no tornozelo.
De acordo com o levantamento, com os dois como titulares, o Cruzeiro tem desempenho superior: em 37 partidas iniciadas com a dupla desde o ano passado, foram 21 vitórias, 11 empates e cinco derrotas (66,6% de aproveitamento), além de 20 gols sofridos (média de 0,54 por jogo) e 20 jogos sem ser vazado. Já quando o time começou sem ao menos um deles, o aproveitamento caiu para 44,4% e a defesa levou 44 gols (média de 1,22).
Do outro lado, o Pouso Alegre tenta aproveitar o fator casa em uma semifinal inédita na história do clube: é a primeira vez que o time chega a essa fase do Estadual em 112 anos. O Dragão, inclusive, já venceu o Cruzeiro nesta edição, fazendo 2 a 0 no Mineirão na primeira fase.
As semifinais são disputadas em ida e volta, com o Cruzeiro, dono da melhor campanha na fase de grupos, decidindo em casa. Se houver empate no placar agregado, a vaga será definida nos pênaltis.
Prováveis escalações
Pouso Alegre (técnico Danilo): Thiago Braga; Guilherme Buscarioli, Vitão e Xandão; Magé, Romarinho, Pedro Arthur e Matheus Nunes; Gabriel Tota, Thiago Rubim e Marcelinho. Desfalques: Vanderley e Thomas Augustin (suspensos), André Anderson e Anderson (DM).
Cruzeiro (técnico Tite): Cássio; William (Fagner), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Gerson e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Néiser (Bruno Rodrigues). Desfalques: Sinisterra, Chico da Costa, Marquinhos (DM), Kaio Jorge (desgaste muscular), Arroyo (incômodo no joelho esquerdo), Matheus Henrique (suspenso), além de Jonathan Jesus e Kauã Moraes.
Arbitragem: André Luiz Skettino Policarpo Bento, com Felipe Alan Costa de Oliveira e Pablo Almeida Costa, além de Emerson de Almeida Ferreira no VAR.