INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

TECNOLOGIA - Fifa vai usar avatares em 3D para marcar impedimentos na Copa

Publicado em 08/01/2026 às 07:28
Compartilhar

Jogadores serão escaneados e terão avatares em 3D para apoiar decisões do VAR (Foto/Fifa)

A marcação de impedimentos no futebol levou a Fifa a adotar um novo conjunto de tecnologias na Copa do Mundo deste ano. Todos os jogadores das seleções participantes serão escaneados para a criação de avatares em três dimensões, desenvolvidos com inteligência artificial.

A proposta é aumentar a precisão em lances em que a posição exata do atleta faz diferença. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, durante participação na Consumer Electronic Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O processo começa com o uso de câmeras e sensores para captar as medidas de cada jogador. A partir desses dados, um computador cria avatares com as dimensões individuais dos atletas. Esses modelos virtuais serão integrados ao software de marcação automática de impedimento, que passa a considerar as características físicas específicas de cada jogador.

Com isso, o VAR poderá indicar o impedimento com imagens em 3D, observáveis de diferentes ângulos, para definir a posição exata no momento do lance. Segundo Arthur Hu, diretor da Lenovo, fornecedora da tecnologia, as dimensões reais de cada atleta serão levadas em conta no sistema.

As imagens dos avatares, em situações de impedimento ou não, também serão exibidas nas transmissões de TV, com o objetivo de tornar a decisão do árbitro mais clara para o público. De acordo com o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafström, a combinação de dados precisos e visualização avançada busca reforçar a confiança nas decisões.

A Copa do Mundo repetirá ainda o uso de câmeras acopladas ao peito do árbitro, recurso já utilizado na Copa do Mundo de clubes realizada no ano passado, nos Estados Unidos.

Além disso, Fifa e Lenovo anunciaram uma nova aplicação de inteligência artificial para análise de dados das partidas, chamada Football AI Pro. O sistema reunirá informações coletadas por câmeras e sensores nos uniformes, como deslocamento em campo, distância percorrida e decisões tomadas com a bola. Esses dados poderão ser consultados pelos técnicos durante e após os jogos para auxiliar em mudanças táticas e avaliações de desempenho.

Ao apresentar as novidades, Infantino afirmou que esta edição da Copa será a mais inovadora já realizada, com uso de tecnologias digitais e inteligência artificial para apoiar árbitros, equipes e melhorar a experiência dos torcedores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por