TREMOR

Alerta sísmico: quatro tremores atingem o Triângulo Mineiro em apenas um mês

Joanna Prata
Publicado em 28/08/2025 às 10:02
Compartilhar
Apesar de não ter sido sentido pela população, o tremor chama atenção por fazer parte de uma sequência sísmica que já dura quatro dias consecutivos em Minas (Foto/Divulgação/Rede Sismografica Brasileira)

Apesar de não ter sido sentido pela população, o tremor chama atenção por fazer parte de uma sequência sísmica que já dura quatro dias consecutivos em Minas (Foto/Divulgação/Rede Sismografica Brasileira)

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) confirmou um novo tremor de terra nesta terça-feira (26/8) próximo ao município de Frutal, no Triângulo Mineiro. O abalo, registrado às 14h13 e analisado pelo Centro de Sismologia da USP, teve magnitude de 2.3 mR. Com ele, Minas Gerais chegou ao sexto tremor de terra no mês de agosto, sendo quatro deles registrados na região do Triângulo, incluindo cidades como Planura, Pirajuba e Frutal.

Apesar de não ter sido sentido pela população, o tremor chama atenção por fazer parte de uma sequência sísmica que já dura quatro dias consecutivos em Minas. Além de Frutal, outras cidades da região — como Planura, que registrou abalo de 2,2 mR no dia 1º de agosto, e Pirajuba, com tremor de 2,8 mR no dia 25 — também vêm apresentando atividade sísmica. Fora do Triângulo, foram registrados dois tremores em Sete Lagoas (1,9 mR e 2,5 mR, nos dias 23 e 24) e um em Araçuaí (1,9 mR, dia 15).

De acordo com o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, os tremores em Minas Gerais não são incomuns, e o estado lidera em número de abalos registrados no Brasil. “É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explica.

Collaço destaca, no entanto, que ainda é preciso aprofundar os estudos para compreender melhor os abalos que ocorrem especificamente no Triângulo Mineiro. “É necessário fazer um estudo mais detalhado para saber de fato qual a causa dos tremores. Mas, o mais comum é que a explicação seja a mesma das demais ocorrências no Brasil, devido à compressão entre as placas tectônicas da África e de Nasca. No caso de Frutal, provavelmente existe uma falha ou fratura geológica que se movimenta de tempos em tempos — mas tudo isso requer investigações mais aprofundadas”, disse o especialista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por