A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou ontem um banco de dados com informações de produtos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou ontem um banco de dados com informações de produtos para a Saúde comercializados no país. A ferramenta permite que gestores, profissionais de saúde e outras pessoas interessadas comparem preços cobrados no Brasil e no exterior de itens como marca-passos e stents (tubos utilizados para tratar o entupimento de artérias).
De acordo com diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, o projeto começou a ser desenvolvido em 2006. “Diferentemente dos medicamentos, na área de produtos para a saúde, existe uma desorganização do mercado. Os preços praticados não são uniformes”, explicou.
O banco de dados é parte de um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Saúde (ANS), que vai repassar as informações para operadoras de planos de saúde. O objetivo é evitar a compra de produtos com preços superiores aos praticados no mercado. Em um primeiro momento, serão disponibilizadas apenas informações de cerca de 250 produtos da área de cardiologia.