EM UBERLÂNDIA

Avião faz pouso de emergência; Anac diz que documentação era fraudulenta

Publicado em 21/03/2025 às 14:56
Compartilhar
O avião, um ATR 72-600, realizou um pouso de emergência em Uberlândia, em agosto de 2024, devido a falhas técnicas (Foto/Reprodução/Instagram)

O avião, um ATR 72-600, realizou um pouso de emergência em Uberlândia, em agosto de 2024, devido a falhas técnicas (Foto/Reprodução/Instagram)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou um mecânico da Voepass por irregularidades na manutenção da aeronave PS-VPA. O avião, um ATR 72-600, realizou um pouso de emergência em Uberlândia, em agosto de 2024, devido a falhas técnicas.

Fraude em anotações e falhas não corrigidas

A notificação da Anac teve como base uma fiscalização realizada em agosto de 2023, antes do incidente. Segundo o relatório, o mecânico registrou no sistema que havia corrigido falhas na aeronave, incluindo bolhas nas lâminas protetoras das hélices, essenciais para evitar danos por poeira e água. No entanto, ao retornar ao local, a agência constatou que as lâminas não haviam sido substituídas.

A prática foi classificada como "anotações fraudulentas", resultando em um auto de infração que pode levar à aplicação de multa e à suspensão da licença do mecânico, sujeita a julgamento.

Outras irregularidades encontradas

Além da falha nas lâminas protetoras, a fiscalização de 2023 identificou outros problemas na aeronave PS-VPA:

  • A tampa de acesso ao equipamento de localização da aeronave em caso de emergência estava solta e com limitadores danificados.
  • A "porca castelo", responsável por fixar elementos estruturais do trem de pouso principal, apresentava oxidação e estava sem selante.
  • Parafusos das carenagens ventrais não foram ajustados com torquímetros, comprometendo a segurança do avião.
  • A tampa solta foi substituída por uma retirada de outra aeronave (PR-PDZ), levantando dúvidas sobre a procedência das peças utilizadas.

Posicionamento da Anac e da Voepass

A Anac afirmou que a notificação faz parte de suas ações punitivas contra descumprimentos das normas de segurança e ressaltou que a suspensão das operações da Voepass, prevista para 11 de março de 2025, não está diretamente relacionada a essa notificação.

Já a Voepass declarou que a aeronave PS-VPA possuía um Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido e operava normalmente antes de ser devolvida ao arrendador no início de 2025. A companhia também reiterou que seus mecânicos são instruídos a seguir rigorosamente os manuais de manutenção.

O caso segue sob avaliação, e o mecânico envolvido pode enfrentar sanções caso as irregularidades sejam confirmadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por