O avião, um ATR 72-600, realizou um pouso de emergência em Uberlândia, em agosto de 2024, devido a falhas técnicas (Foto/Reprodução/Instagram)
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou um mecânico da Voepass por irregularidades na manutenção da aeronave PS-VPA. O avião, um ATR 72-600, realizou um pouso de emergência em Uberlândia, em agosto de 2024, devido a falhas técnicas.
Fraude em anotações e falhas não corrigidas
A notificação da Anac teve como base uma fiscalização realizada em agosto de 2023, antes do incidente. Segundo o relatório, o mecânico registrou no sistema que havia corrigido falhas na aeronave, incluindo bolhas nas lâminas protetoras das hélices, essenciais para evitar danos por poeira e água. No entanto, ao retornar ao local, a agência constatou que as lâminas não haviam sido substituídas.
A prática foi classificada como "anotações fraudulentas", resultando em um auto de infração que pode levar à aplicação de multa e à suspensão da licença do mecânico, sujeita a julgamento.
Outras irregularidades encontradas
Além da falha nas lâminas protetoras, a fiscalização de 2023 identificou outros problemas na aeronave PS-VPA:
Posicionamento da Anac e da Voepass
A Anac afirmou que a notificação faz parte de suas ações punitivas contra descumprimentos das normas de segurança e ressaltou que a suspensão das operações da Voepass, prevista para 11 de março de 2025, não está diretamente relacionada a essa notificação.
Já a Voepass declarou que a aeronave PS-VPA possuía um Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido e operava normalmente antes de ser devolvida ao arrendador no início de 2025. A companhia também reiterou que seus mecânicos são instruídos a seguir rigorosamente os manuais de manutenção.
O caso segue sob avaliação, e o mecânico envolvido pode enfrentar sanções caso as irregularidades sejam confirmadas.