Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com fogueiras e fogos de artifício durante o período de festa junina. O número de acidentes por queimaduras aumenta bastante nesta época do ano, atingindo principalmente as crianças. Os riscos vão de queimaduras leves a gravíssimas, que podem fazer com que a pessoa perca dedos das mãos ou mesmo os chamados tecidos moles, que são os músculos.
De acordo com o capitão Ricardo Marisguia, do Corpo de Bombeiros de Uberaba, as pessoas devem ficar atentas na hora de usar os fogos de artifício, averiguando principalmente o rótulo do produto, para garantir a procedência.
A princípio, é preciso analisar o local onde será realizado o evento. Alguns exigem até projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros. “Aqueles onde serão montados palanques, palcos e arquibancada, isto é festas mais incrementadas, precisam da autorização do Corpo de Bombeiros. É preciso muita atenção aos fogos de artifício e seguir as instruções nas embalagens, usá-los em locais abertos e a armazenagem deve ser feita em locais frios e secos. E, é claro, o instrumento deve ser manuseado por um adulto”, explica Marisguia, ressaltando que não se deve reutilizar o artifício e é preciso observar a direção dos fogos.
Quanto às fogueiras, segundo o capitão, é necessário bastante cuidado. “O uso da fogueira deve ser feito com a supervisão de adultos e o tamanho dela também é importante. Se for alta, é preciso ser avaliada pelos bombeiros quanto ao local, se é apropriado”, afirma.
Em caso de dúvidas, a pessoa pode entrar em contato com a Companhia de Prevenção do Corpo de Bombeiros, pelo telefone 3312-8745, para receber as instruções sobre os cuidados na realização de festas juninas, bem como os locais e os tipos de festa em que é preciso solicitar o projeto.