O Corpo de Bombeiros divulgou ontem o balanço dos atendimentos realizados durante a forte chuva que caiu na cidade no início da noite de terça-feira. Foram empenhados no serviço 28 militares do 8º Batalhão.
De acordo com os bombeiros, foram registrados atendimentos diretos a 18 veículos, que estavam sendo arrastados pelas águas, nas avenidas centrais e em estacionamentos afetados pela inundação. Mais de 50 pessoas solicitaram a presença dos militares, entre aquelas que se encontravam no interior de veículos, em residências afetadas pela chuva, bem como devido a quedas de muros e ainda pela necessidade de cortes de árvores, que haviam caído em ruas da cidade.
Várias pessoas que estavam ilhadas nos canteiros centrais das avenidas, principalmente na Leopoldino de Oliveira, também foram socorridas. Um dos pontos críticos foi na avenida Santos Dumont. Uma forte enxurrada arrastou veículos e deixou pessoas presas dentro de carros, enquanto outras ficaram ilhadas no canteiro central da avenida.
Bombeiros realizavam o resgate de um motociclista e de condutor de um carro na altura da rua Coronel Manoel Borges, quando um veículo que era arrastado pelas águas por pouco não se chocou contra a viatura.
Os bombeiros também resgataram uma família do interior de um carro no cruzamento das avenidas Santos Dumont com Leopoldino de Oliveira. Na rua José Felício dos Santos, altura do número 366, devido ao desnível do terreno e construção, a enxurrada invadiu o imóvel e o estacionamento do prédio vizinho. Somente depois de romper o muro posterior dos imóveis foi possível escoar a água.
No local houve apenas danos em veículos que foram deslocados pela força da água no interior das garagens. Um deles, inclusive, parou no terreno vizinho aos fundos do prédio. Após os atendimentos, equipe da Companhia de Vistorias do 8º BBM e a Defesa Civil do município foram acionadas por moradores, que temiam por danos nas estruturas dos imóveis em decorrência de possíveis abalos.
Residências do bairro Mercês também sofreram danos, principalmente com a queda de muros, levando muita lama e entulhos para dentro dos imóveis.
Os bombeiros contaram, ainda, com o apoio de equipe do canil do 8º Batalhão. Os trabalhos foram encerrados apenas por volta da meia-noite. (HLM)