Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que após oito meses de crescimento, o emprego na indústria brasileira recuou 0,1% em setembro. Em contrapartida, no ano, a criação de vagas de trabalho no setor acumula crescimento de 3,4%.
Em Uberaba, levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que o setor apresentou bom desempenho no número de contratações nos meses de agosto e setembro. Em agosto, a indústria de transformação apresentou um saldo positivo nas contratações. Foram 978 admissões contra 668 demissões. Já em setembro, as contratações continuaram com saldo positivo, sendo 853 admissões contra 758 dispensas.
Para o presidente da Aciu, Karim Abud Mauad, o setor industriário do município apresenta esse crescimento consistente devido à boa fase da economia. "Desde 2009 estamos apresentando esse ciclo e alguns setores têm crescido acima do PIB" afirma.
O dirigente classista acredita que o bom desempenho deve continuar até o próximo ano, porém, com ritmo reduzido.
Demissões
. No mês de setembro foram realizadas 3.666 demissões nos setores produtivos da cidade. No entanto, foram realizadas 4.441 admissões, resultando em uma balança positiva de geração de empregos.