REVELAÇÕES

Caso Epstein: o que sabemos até agora e quem foram os nomes citados

Departamento de Estado dos EUA revelou mais um lote de arquivos na última sexta-feira (30/1), o maior volume já divulgado até o momento

O Tempo
Publicado em 04/02/2026 às 17:26
Compartilhar

Jeffrey Epstein (Foto/HO/Palm Beach County Sheriff's Department/AFP)

O Departamento de Estado dos Estados Unidos revelou, na última sexta-feira (30/1), o maior volume de arquivos já divulgados sobre o caso de Jeffrey Epstein, bilionário acusado de operar um esquema de tráfico e abuso sexual de jovens, incluindo menores de idade. 

Entre o conteúdo disponibilizado pelas autoridades norte-americanas estão mais de 3 milhões de páginas, 180 mil imagens e 2 mil vídeos de arquivos, que citam diversas figuras públicas e personalidades do círculo de Epstein. Há ainda menções ao Brasil. 

Quem foi Jeffrey Epstein?

Nascido em agosto de 1953 em Nova York, Jeffrey Epstein foi um financista bilionário norte-americano que se tornou conhecido mundialmente após ser acusado de abusos sexuais contra meninas menores de idade e tráfico sexual. Além das acusações, Epstein mantinha conexões com pessoas influentes, celebridades, políticos e empresários. 

De que Jeffrey Epstein foi acusado?

Epstein foi acusado de abusar sexualmente de meninas menores de idade entre 2002 e 2005, na Flórida. Em 2008, o empresário foi condenado por exploração sexual e facilitação à prostituição de menores, mas cumpriu uma pena considerada branda, de 13 meses, graças a um acordo feito por seus advogados, que o obrigou a se registrar como um agressor sexual além do cumprimento da pena. Em troca, ele recebeu imunidade para evitar acusações federais contra ele e seus possíveis cúmplices. 

Em 2019, porém, um juiz considerou o acordo ilegal e o Epstein voltou a ser preso por abuso e por operar uma rede de exploração sexual. Um mês após a detenção, ele foi encontrado morto na prisão. Sua morte foi considerada suicídio e as acusações foram arquivadas. As investigações sobre os outros envolvidos continuaram e os advogados das vítimas prometeram buscar indenizações nos tribunais. 

O que são os arquivos Epstein?

Durante as investigações do caso Epstein, as autoridades norte-americanas reuniram milhões de documentos que receberam o nome de “arquivos de Epstein” ou “Epstein files”, em inglês. Ao todo, esse conteúdo reúne mais de 300gb de dados, vídeos, fotografias e áudios que incluem desde imagens das vítimas e materiais ilegais de abuso de menores a transcrições de entrevistas com vítimas e testemunhas. 

Quem é citado nos arquivos de Epstein?

Diversas personalidades famosas já apareceram em fotografias ou foram citadas em documentos contidos em arquivos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Em um primeiro lote de informações, divulgado em dezembro, figuras como o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, os músicos Mick Jagger e Michael Jackson,  Andrew Mountbatten-Windsor, antes conhecido como príncipe Andrew, foram identificadas. 

No lote mais recente, divulgado na última sexta-feira (30/1), mais nomes conhecidos também foram citados, entre eles estão o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o cocriador da Microsoft, Bill Gates, e Elon Musk.

Além disso, há menções a personalidades brasileiras como o ex-presidente Jair Bolsonaro - que foi elogiado em uma troca de e-mails entre o estrategista Steve Bannon, ex-conselheiro de Trump, e Epstein -, o atual presidente Lula e o empresário Eike Batista. As citações, porém, não têm relação com o escândalo sexual. 

O Brasil é mencionado nos arquivos de Epstein?

O Brasil também foi citado em alguns dos documentos liberados na última sexta-feira. Em parte dos arquivos, é mencionada a relação de Epstein com um “agente” que teria conseguido meninas menores de idade para o bilionário quanto ele esteve no país a trabalho. 

Segundo a BBC, pelo menos quatro brasileiras, incluindo adolescentes, teriam sido levadas para uma festa em uma das residências do empresário nos Estados Unidos. O veículo britânico já havia informado, anteriormente, que pelo menos 50 brasileiras passaram pela mansão do bilionário. 

Outro arquivo mostra um e-mail, de 2016, em que Epstein discute a possibilidade de comprar uma agência de modelos no Brasil, além de cogitar a criação de um concurso de beleza com milhares de garotas e um investimento de US$ 500 mil

Em outra troca de mensagens, um parceiro de Epstein afirmou ter interesse em formar uma sociedade para comprar uma revista de moda no país.

Em setembro do ano passado, mais um caso envolvendo o país veio à tona quando a brasileira Marina Lacerda se identificou como uma das vítimas dos abusos de Jeffrey Epstein.

Há ainda outros e-mails que mostram que Epstein enviou cerca de £10.000 ao brasileiro Reinaldo Avila da Silva, casado com o lorde Peter Mandelson, em 2009. Em uma das trocas de mensagens, o Reinaldo fala sobre os custos de um curso de osteopatia, fornece seus dados bancários e agradece ao empresário pela ajuda. 

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por