GERAL

Catador de reciclável pode ter benefícios da Previdência

O projeto de lei que prevê a medida foi aprovado nesta quarta-feira, 16, em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado

Publicado em 18/05/2012 às 09:19Atualizado em 19/12/2022 às 19:37
Compartilhar

Os catadores de material reciclável poderão ser incluídos entre os segurados especiais da Previdência Social. O projeto de lei que prevê a medida foi aprovado nesta quarta-feira, 16, em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Uma vez enquadrado como segurado especial, o catador de material reciclável terá a possibilidade de contribuir apenas com 2,3% de seu faturamento bruto anual.

Para entrar em vigor, no entanto, a matéria terá que ser aprovada pelos deputados, na Câmara, e receber a sanção da presidenta da República. Pela legislação, a pessoa que trabalha com coleta de lixo está enquadrada pela Previdência Social como contribuinte individual. Assim, tem que contribuir, se considerado o salário mínimo, com 11% do valor. Caso o salário de contribuição seja superior ao salário mínimo, o percentual passa para 20% de sua renda.

O autor da proposta,

Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), disse que, por volta de 500 mil brasileiros exercem essa atividade, na informalidade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por