Um estudante foi preso em flagrante na quinta-feira (11/9) pela Polícia Federal (PF) por ameaçar de morte nas redes sociais o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A ação aconteceu no interior do Espírito Santo. Ele foi liberado após assinar um termo circunstanciado.
A PF não informou o nome e a idade do preso, apenas que ele foi levado para uma unidade da corporação em São Mateus, no norte do estado. A prisão ocorreu após representação do parlamentar pela continuidade das investigações e pela persecução penal do crime de ameaça.
De acordo com a PF, um inquérito foi instaurado para apurar outros fatos relacionados ao investigado, bem como a eventual participação de terceiros no crime.
Os investigadores apontam que as ameaças foram publicadas nas redes sociais na véspera de uma viagem programada de Nikolas ao Espírito Santo. Em seu perfil, o próprio deputado relatou ser perseguido pelo jovem desde 2023 e compartilhou algumas ameaças recebidas.
O parlamentar afirmou também que o preso era estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), informação confirmada pela universidade. A conta do estudante mencionado pelo deputado foi encerrada no X, antigo Twitter.
Em nota, a Universidade Federal do Espírito Santo disse que "repudia qualquer tipo de manifestação que incite à violência, ao ódio ou à discriminação expressa por qualquer meio ou veículo, incluindo as plataformas digitais".
Fonte: O Tempo.