CONGRESSO INTERNACIONAL

Comissão do Senado começará a seguir investigações sobre Master após recesso; deputados propõem CPI

Ainda nas férias, o presidente da CAE, senador Renan Calheiros, criou grupo de trabalho com nomes de oposição e base para acompanhar investigações

Lara Alves/O Tempo
Publicado em 19/01/2026 às 17:52
Compartilhar
O presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), nomeou seis senadores para compor o grupo de trabalho sobre a fraude do Master (Foto/Senado Federal do Brasil)

O presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB-AL), nomeou seis senadores para compor o grupo de trabalho sobre a fraude do Master (Foto/Senado Federal do Brasil)

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) senador Renan Calheiros (MDB-AL) assinalou que iniciará em fevereiro os trabalhos do grupo por ele criado para monitorar as investigações sobre a fraude bilionária do Banco Master. O comitê foi instituído na última quinta-feira (15) por instrução normativa, e seis senadores vão compor o grupo — entre eles estão nomes da base, da oposição e de partidos do centro.

As apurações não se restringem à Polícia Federal (PF) e também alcançaram o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Banco Central (BC). O escândalo é tão grande que as relações de Daniel Vorcaro, proprietário da instituição financeira suspeita de fraude, também são questionadas na CPMI do INSS. A comissão mista com deputados e senadores questiona o aumento significativo na concessão de crédito consignado pelo banco e quer acesso aos dados bancários, fiscais e telemáticos do empresário.

O grupo de trabalho apresentado por Calheiros quer saber os trâmites do Banco Central que levaram à liquidação do Master e esclarecer pontos polêmicos sobre a atuação do TCU. "O Senado não se curva a abusos do sistema financeiro. Vamos fiscalizar, cobrar explicações e proteger a economia do país sem blindar quem quer que seja, esteja onde estiver", afirmou o senador nas redes sociais. "O volume, a extensão e o número de envolvidos na vigarice crescem mostrando que o crime correu solto por muito tempo", acrescentou.

Para compôr o GT, Calheiros nomeou os senadores Alessandro Vieira (MDB-SE), Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Braga (MDB-AM), Esperidião Amin (PP-SC), Fernando Farias (MDB-AL), Leila Barros (PDT-DF) e Randolfe Rodrigues (PT-AP).

CPI

Esse movimento não é exclusivo do Senado. Ainda em 2025, o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) começou a coletar assinaturas para apresentação de um requerimento pela instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dedicada a investigar as fraudes do Master. Àquela altura, o foco era a tentativa de transação entre o Banco de Brasília (BRB) e o Master. Entretanto, o escopo da apuração se ampliou à medida que novos fatos surgiram no âmbito da operação Sem Desconto da Polícia Federal (PF).

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por