Pais e responsáveis por estudantes que solicitaram novas matrículas na rede estadual de ensino de Minas Gerais devem confirmar a vaga presencialmente até o dia 14/1. O procedimento deve ser feito na escola para a qual o aluno foi encaminhado pelo Sistema Único de Cadastro Escolar de Minas Gerais (Sucem).
A confirmação é obrigatória apenas para estudantes que solicitaram novas vagas, como aqueles vindos das redes municipal, privada, institutos federais ou de outros estados, além de alunos que pediram transferência dentro da rede estadual e foram direcionados para outra unidade. Estudantes que já estavam matriculados na rede estadual tiveram a vaga renovada automaticamente.
Para efetivar a matrícula do ano letivo de 2026, é necessário apresentar documentos como certidão de nascimento ou identidade do estudante, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar ou declaração de transferência, quando houver.
O Sucem é o sistema utilizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) para organizar a distribuição de vagas, considerando critérios como zoneamento, presença de irmãos na mesma escola e atendimento a estudantes com deficiência. O encaminhamento pode ser consultado no site do sistema.
A SEE-MG alerta que o não comparecimento dentro do prazo resulta na perda da vaga. Nesses casos, o estudante deverá aguardar o período de vagas remanescentes, que ocorrerá de 27/1 a 6/2. Em caso de dúvidas, pais e responsáveis podem procurar a escola indicada ou a Superintendência Regional de Ensino (SRE) mais próxima.