Secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Breno Henrique Avelar de Pinho Simões vem a Uberaba, esta...
Secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Breno Henrique Avelar de Pinho Simões vem a Uberaba, esta semana. Na visita, o secretário irá apresentar a metodologia do Consórcio Intermunicipal de Saúde e, ainda, discutir o modelo de gestão adotado pela Secretaria Estadual de Saúde para o fortalecimento dos mesmos.
A visita está marcada para quinta-feira, dia 21, a partir das 14h, na Superintendência Regional de Saúde.
O Consórcio é uma associação de municípios, visando à realização de atividades conjuntas referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, promovendo um maior ordenamento na utilização dos recursos disponíveis e reforçando o papel dos municípios na elaboração e gestão da política de saúde como um todo. Uma espécie de cooperativa dos municípios, veiculada a ações de prevenção, de atendimento clínico e diagnóstico. Isso traz ao município facilidades em ter mais um estabelecimento que possa deslocar a sua demanda.
De acordo com o superintendente regional de Saúde, Iraci José de Souza Neto, a intenção é discutir e conversar com as autoridades regionais sobre o consórcio. Haja vista que na região é preciso aplicar um aporte, devido à grande demanda. Um dos instrumentos para dar essa suplementação é a visão de consórcio intermunicipal. “Vamos tentar mobilizar e sensibilizar os gestores da saúde na região para que tenham essa visão, visto que a nossa superintendência é a única do estado que ainda não está inserida no sistema de consórcio”, explica Iraci.
Junto ao secretário estará presente a Assessora de Cooperação Intermunicipal em Saúde, Lenira de Araújo, para repassar as informações para prefeitos e secretários municipais de Saúde da Macrorregião Triângulo do Sul. Hoje, Minas Gerais possui cerca de 700 municípios vinculados aos 67 Consórcios Intermunicipais de Saúde existentes no Estado que atuam como parceiros do governo de Minas, na gestão de programas e na operacionalização das redes de atenção à saúde.
O superintendente ressalta, ainda, que é de extrema importância que o consórcio também seja implantado na região, que vai proporcionar não só um atendimento maior para a população, bem como ampliar os estabelecimento para atendimento do Sistema Único de Saúde. (GS)