O consumo de frango está aquecido em Uberaba. Segundo açougueiros da cidade, houve crescimento de 16% somente no fim do ano. Um dos fatores que contribuíram para a alta está associado à elevação do preço da carne vermelha, que ficou entre 10% e 15% nos últimos meses de 2011.
De acordo com o empresário Silvio Daniel Siqueira, o preço do frango também apresentou elevação no fim do ano. “Mas agora ele começa a recuar. Todo fim de ano acontece isso. Hoje, o quilo de peito de frango está sendo comercializado por
R$ 7,40 e o de coxa, que abaixou muito, por R$ 4,20”, ressalta o empresário.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Humberto Guimarães, Uberaba apresenta uma produção significativa de frango. Ele explica que o frigorífico localizado no Distrito Industrial I exporta, diariamente, cerca de dez contêineres de frango por dia. Todos os dias são abatidos 170 mil aves. “Nós temos que falar mais. Muitos cidadãos não conhecem o que é processado no agronegócio”, destaca o secretário.
A produção da região também contribui para o ranking nacional de produção, consumo e exportação de aves.
A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) anunciou ontem que o Brasil bateu recordes no setor da avicultura. De acordo com o levantamento da entidade, no ano passado houve crescimento de 7,5% no consumo per capita de carne de frango. E pela primeira vez o país ultrapassa os Estados Unidos.
Segundo os dados da Ubabef, os brasileiros consumiram em torno de 47,4 quilos de frango em 2011, em torno de três quilos a mais que no mesmo período de 2010, quando foram consumidos 44 quilos.
O secretário José Humberto Guimarães, com base nos dados apresentados, entende que os brasileiros consomem em torno de um frango por semana. Para ele, esse comportamento já foi diferente no passado. “A mudança de cultura e de hábitos ocorreu porque o frango se tornou uma proteína animal mais acessível”, observa.