GERAL

Consumo nos supermercados fica estável

Endividamento das famílias e aumento dos preços fazem vendas nos supermercados de Uberaba andarem de lado

Publicado em 05/07/2012 às 10:23Atualizado em 19/12/2022 às 18:41
Compartilhar

Endividamento das famílias e aumento dos preços fazem vendas nos supermercados de Uberaba andarem de lado. No país, o consumo neste tipo de estabelecimento também ficou praticamente estável em 2011, na comparação com 2010, segundo levantamento feito pela empresa de consultoria Serasa Experian.

De acordo com o economista Marco Antonio Nogueira, o endividamento das famílias influencia na redução do consumo, pois se a pessoa tem dívidas, ela terá de reservar parte maior do seu recurso para o pagamento, ao invés de ir ao supermercado e gastar sem contenção. “Mas existe outro fator que considero ainda mais importante, que é o aumento do custo da alimentação. O preço de produtos como o feijão e o açúcar subiu bastante. Juntando este fator ao endividamento das famílias isso restringe o consumo. A inflação dos alimentos como um todo está estabilizada, mas em alguns casos os preços subiram demais o que causa contenção de gastos”, explica o economista.

Por outro lado, Marco Antonio ressalta que esta estabilidade não significa que o consumo não é alto, apenas não cresceu. “O consumo permanece estabilizado em um nível alto, somente não cresceu mais por estes fatores que citei. Mas as pessoas não deixam de comer bem”, afirma.

O diretor da Associação de Supermercadistas de Uberaba, Matusalém Alves, confirma a estabilidade no consumo entre os anos de 2010 e 2011, entretanto, a expectativa é de melhores resultados para 2012. “Existe uma previsão de crescimento para este ano, em torno de 4,5%, mas acreditamos que com o crescimento nas vendas neste primeiro trimestre, este número pode ser maior ainda, chegando a 6%. E é esta nossa expectativa para 2012, pois já estamos registrando números melhores”, afirma o supermercadista.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados, as vendas nos supermercados cresceram 8,26% nos primeiros três meses do ano em relação ao mesmo período de 2011.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por