SAÚDE

Dengue: vacina 100% brasileira começa a ser aplicada e tem dose única; veja como funciona

Aplicação ocorre em Nova Lima, em etapa piloto que também inclui cidades no CE e SP

Publicado em 19/01/2026 às 10:24
Compartilhar

De acordo com os dados divulgados, o imunizante tem eficácia geral de 79,6% na prevenção da dengue sintomática e proteção de 89% contra formas graves da doença (Foto/Dirceu Aurélio/Imprensa MG)

A vacinação com a nova vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan começou neste sábado (17), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A aplicação faz parte de um estudo-piloto nacional, que avalia o impacto da imunização em larga escala em um curto período de tempo.

Além de Nova Lima, o projeto ocorre em Maranguape (CE) e Botucatu (SP). Segundo o cronograma apresentado, a iniciativa também deve servir para testar estratégias logísticas e subsidiar uma futura ampliação da vacinação, conforme a produção de doses avance e a estratégia seja expandida.

Nesta primeira etapa, serão disponibilizadas 64 mil doses, quantidade considerada suficiente para atender o público elegível no município. A vacina será aplicada em dose única e é destinada a pessoas de 15 a 59 anos.

Quem pode se vacinar

De acordo com os dados divulgados, o imunizante tem eficácia geral de 79,6% na prevenção da dengue sintomática e proteção de 89% contra formas graves da doença.

Não devem receber a vacina gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência ou em uso de terapias imunossupressoras, além de indivíduos que tiveram dengue nos últimos seis meses.

Pessoas que tiveram febre amarela, zika ou chikungunya devem aguardar pelo menos 30 dias para se vacinar.

Expansão depende de produção e critérios técnicos

Conforme o Ministério da Saúde, a ampliação da vacinação deverá ocorrer gradualmente, de acordo com o aumento da produção do imunizante e com critérios técnicos e epidemiológicos. Na fase de expansão, a prioridade prevista é para profissionais da Atenção Primária do SUS, como agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e equipes de enfermagem e medicina com atuação em visitas domiciliares.

*Com informações da Agência Minas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por