ONG recebeu 1.651 denúncias em uma semana, impulsionadas pelo conteúdo sobre exploração de menores
Vídeo do influenciador Felca sobre exploração de menores nas redes sociais já ultrapassa 38 milhões de visualizações (Foto/Reprodução/Redes sociais)
O número de denúncias únicas de imagens de abuso e exploração infantil recebidas pela SaferNet aumentou 114% desde que o influenciador Felca expôs como criadores de conteúdo lucram com a exploração de vídeos nas redes sociais contendo material de teor sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Segundo a ONG, entre 6 de agosto, data em que foi publicado o vídeo de Felca, e as 0h desta terça-feira (12), a SaferNet recebeu 1.651 denúncias únicas. No mesmo período do ano passado, o hotline da organização havia recebido 770 denúncias.
Para Thiago Tavares, presidente da SaferNet, esse crescimento de denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet tem relação direta com o vídeo do influenciador, que já acumula mais de 38 milhões de visualizações no YouTube. "Há anos, o tema do abuso sexual infantil online não gerava um debate tão grande na sociedade brasileira, e a repercussão do vídeo, obviamente, estimulou as pessoas a denunciar".
Como funcionam as denúncias feitas pelo SaferNet?
As denúncias únicas são feitas de forma anônima e recebidas através do portal www.denuncie.org.br, mantido pela SaferNet. Após um processo de filtragem, que inclui coleta de evidências, eliminação de links repetidos e agrupamento de comentários, elas são encaminhadas ao Ministério Público Federal.
A partir do encaminhamento, cabe aos técnicos e analistas do MPF, órgão com atribuição legal para iniciar investigações cíveis e criminais em temas de direitos humanos, analisar o mérito dos links denunciados e verificar se há indícios de crime.
Fonte: O Tempo.