Quais são os destinos que vão liderar o mercado brasileiro em 2026? O mais recente boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), elaborado em dezembro em parceria com a Sprint Dados, revela quais lugares do Brasil e do exterior despontam como protagonistas do turismo em 2026.
Pode interessar: Ranking: Uberaba aparece entre os principais destinos de viagens rodoviárias em Minas Gerais
De acordo com a Braztoa, o boletim reúne a percepção e a leitura de mercado das operadoras associadas, considerando fatores como comportamento do viajante, desempenho comercial, conectividade aérea, qualificação da oferta turística, reposicionamento de produtos e novas narrativas de experiência.
Entre os destinos brasileiros, estão:
Ainda ganham deataque Gramado (RS), João Pessoa (PB), Fortaleza e Jericoacoara (CE), Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA) e Florianópolis (SC), reforçando a diversidade do turismo nacional, do urbano ao lazer, da natureza ao premium, da experiência ao entretenimento.
O boletim também aponta destinos brasileiros que vêm passando por processos claros de reinvenção, reposicionamento ou amadurecimento de produtos, entre eles:
Esses destinos aparecem como apostas para crescimento em 2026, impulsionados por novos investimentos, fortalecimento da governança local, ampliação da oferta turística e maior conexão com tendências como sustentabilidade, experiências autênticas e turismo de natureza. Mas esse potencial está diretamente ligado à continuidade do trabalho, à consistência das políticas e à capacidade de evolução dessas iniciativas ao longo do tempo.
Destinos internacionais
No cenário internacional, os destinos mais consolidados seguem com forte protagonismo:
Essas localidades seguem liderando as preferências, sustentados por conectividade aérea, diversidade de produtos e forte apelo junto ao viajante brasileiro.
O levantamento também identifica mercados internacionais em plena transformação, com reposicionamento estratégico, novos investimentos e abertura ao turismo internacional:
Segundo a Braztoa, esse mosaico reforça que as preferências para 2026 tendem a ser cada vez mais plurais, e que existe um mercado amplo, com oportunidades diversas e democráticas.
Para os destinos, o levantamento sinaliza que planejamento, continuidade de ações, qualificação da oferta e parcerias estratégicas com o trade podem gerar resultados concretos, ampliar visibilidade e colocar iniciativas bem estruturadas em destaque ao longo do ano.
Fonte: O Tempo.