O número de reclamações de aposentados que fizeram empréstimos consignados tem aumentado no Procon de Uberaba. A facilidade de acesso ao dinheiro e, muitas vezes, propagandas enganosas levam os idosos a adquirirem dívidas que lhes comprometem até mesmo a qualidade de vida, principalmente daqueles que ganham pouco, ou seja, a maioria.
E os números impressionam. De acordo com informações divulgadas esta semana pelo Ministério da Previdência Social (MPS), as operações de crédito consignado realizadas pelos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em instituições financeiras somaram R$ 2,58 bilhões. O valor ficou 111% acima do verificado em março de 2009.
O diretor do Procon, Sebastião Severino, explicou que as financeiras representam 40% dos atendimentos realizados, entre eles os relacionados aos empréstimos consignados. Outras reclamações são referentes a cartões de crédito e cobrança de taxas indevidas, por exemplo.
Com relação aos empréstimos, segundo Severino, o problema maior é justamente com relação aos aposentados, pois as empresas aproveitam a pouca informação dos idosos para convencê-los a pegar um dinheiro que, muitas vezes, não precisam.
Severino lembra que, hoje, a lei determina que no máximo 30% do salário pode ser comprometido com empréstimos.
Em Uberaba é proibida a panfletagem como forma de induzir a pessoa a fazer empréstimos. Quem for flagrado descumprindo a lei poderá ser autuado pelo Procon.