O Financiamento Estudantil (Fies) que começou a ser operado nas agências do Banco do Brasil, desde o último dia 30 de agosto, não desperta procura. Segundo o Núcleo de Comunicação da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, com o Fies, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), os estudantes podem contratar o financiamento em qualquer agência do BB.
O fundo financia a educação superior de estudantes que não têm condições de bancar com os custos de sua formação. Podem participar do Fies alunos do ensino superior de cursos com avaliação positiva pelo MEC nas instituições de ensino habilitadas.
Para participar, os interessados devem preencher o cadastro no portal do MEC, depois validar a documentação junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição e concluir o processo na agência bancária. O Banco do Brasil já adota as mudanças realizadas pelo Governo Federal, com a taxa limitada a 3,4% ao ano e o valor financiável pode chegar a 100%. O prazo do financiamento será de até três vezes o período do curso feito mais 12 meses. O início da quitação começa após 18 meses de conclusão da graduação.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com três agências do Banco do Brasil da cidade, que afirmaram que o programa não está tendo demanda, pois os estudantes não estão procurando pelo Fies.