Projeto Expresso OAB começa a funcionar a partir do dia 29 em Uberaba, partindo às 8h da sede da entidade, na rua Lauro Borges. Objetivo é dar maior comodidade aos advogados
O projeto Expresso OAB começa a funcionar a partir do dia 29 em Uberaba, partindo às 8h da sede da entidade, na rua Lauro Borges. O objetivo da ação é promover maior comodidade aos advogados. Para participar, advogados e estagiários precisam estar em dia com as anuidades. Uberaba é a terceira subseção no Estado a receber uma van do projeto, além de Belo Horizonte e Uberlândia.
O interessado em utilizar o serviço deverá comparecer na secretaria da entidade para retirar o cartão que será revalidado mensalmente. A van sairá da OAB e do Fórum Melo Viana de segunda a sexta-feira, sempre às 8h, passando pelo INSS, Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Junta Comercial, Receita Federal, Receita Estadual, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Prefeitura Municipal (PMU), retornando para o ponto inicial para recomeçar o itinerário às 10h, às 14h e às 16h, a partir da sede da OAB.
Para o presidente da OAB Jovem de Uberaba, o advogado Glauco Luiz Castro Silva, o Expresso OAB é um benefício que a entidade mineira trouxe para Uberaba para facilitar o transporte dos advogados. “Eventualmente, o estagiário que realizar algum protocolo, por exemplo, seja na Justiça Federal, no Juizado Especial Estadual etc., também será beneficiado. O advogado às vezes não tem tempo de encaminhar esse estagiário ou ele próprio, então o Expresso OAB servirá para os advogados ou estagiários de escritórios de advocacia se locomoverem de uma Justiça para outra e fazer esse serviço. Há um itinerário predeterminado e nos horários estabelecidos a van vai passar para fazer o deslocamento”, explica.
Além disso, o presidente destaca que a van do projeto também servirá para favorecer viagens dos advogados para outras cidades. “Quando eventualmente houver congressos fora da cidade, por exemplo. Desde que não prejudique o funcionamento principal do Expresso OAB no interior da cidade de Uberaba”, completa.
De acordo com Luiz Cláudio da Silva Chaves, presidente da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, que esteve presente no lançamento do projeto no município, o Expresso OAB, a van de transporte solidário é um veículo comunitário para também promover a melhoria do trânsito, do meio ambiente e diminuir o desgaste do profissional.