GERAL

Financeiras lideram reclamações no Procon

Assuntos financeiros continuam liderando reclamações no Procon de Uberaba, com 50% dos atendimentos

Renata Mambrim
Publicado em 21/08/2012 às 10:25Atualizado em 19/12/2022 às 17:49
Compartilhar

Assuntos financeiros continuam liderando reclamações no Procon de Uberaba, com 50% dos atendimentos. Em levantamento realizado durante todo o mês de julho, o seguimento financeiro permanece na liderança do ranking de reclamações, com 536 atendimentos diante do total de 1.146.

Como esta realidade não acontece somente em Uberaba, os Procons mineiros estão se unindo para efetuar uma ação concreta e definitiva para reduzir esse número ainda este ano e ajudar o consumidor. Sebastião Severino, diretor do Procon, explica que são várias reclamações, mas a prestação de serviço inadequada da parte de algumas financeiras é a campeã. "As reclamações giram em torno de taxas e tarifas indevidas e que não existiam; da falta de informação em contratos; dos juros altos e abusivos, e do ponto que nos preocupa, que são os pedidos de antecipação de boleto oriundos de empréstimos feitos em financeiras", diz o diretor.

Segundo Severino, as financeiras estão dificultando ou negando atender a esse tipo de pedido, sendo que é um direito do consumidor. "Quando o consumidor quer quitar esta dívida, o fornecedor não pode negar isso a ele, mas infelizmente é o que está acontecendo. Os Procons de Minas vão tomar ações que minimizem esta situação. Dos 536 atendimentos relacionados ao segmento financeiro, quase 250 foram desta antecipação de boleto. São praticamente dez reclamações por dia", constata o diretor do Procon.

Em segundo lugar está a área de serviços essenciais, que inclui as áreas de telefonia, água, luz, entre outros, com 217 atendimentos. Em seguida, ficaram os atendimentos nas áreas de Produtos (169), Serviços Privados (144), Saúde (31) e Habitação (29). O Setor de Fiscalização lavrou 22 autos de infração e 13 consultas e orientações técnicas. A equipe fez 22 vistorias em estabelecimentos, gerando relatórios.

Foram realizadas três pesquisas de preços em 64 postos de combustíveis, 34 panificadoras e 22 revendedoras de gás. “Todos os meses analisamos o preço do pão e dos combustíveis e colocamos em nosso site para que o consumidor possa acessar a informação”, orienta Sebastião. No Setor de Contencioso foram 45 procedimentos. As multas aplicadas pelo órgão somaram R$ 1.467.500,00 no mês passado, cujo valor é referente à multa de um banco e mais alguns valores pequenos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por