O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), vem realizando, ao longo dos anos de 2011 e 2012, uma pesquisa de campo de âmbito nacional, denominada “Custo Aluno Nacional”, que percorrerá 450 municípios, além do Distrito Federal. Essa pesquisa tem por objetivo estimar o custo por aluno do transporte escolar rural brasileiro nas diferentes regiões do país.
Devido à abrangência da pesquisa e às diversidades regionais, a seleção e a contratação dos pesquisadores ocorre, semestralmente, em diversas localidades com infraestrutura privilegiada, nas diversas regiões do país que contam com municípios a serem pesquisados. Os pesquisadores da Região Sudeste serão contratados em Uberaba-MG.
Desta forma, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) está realizando processo de seleção para contrato temporário de Pesquisador de Campo. Os interessados em concorrer às vagas precisam ter ensino médico completo, disponibilidade de viajar, número de inscrição no PIS/Pasep, conta bancária, noções de informática e ser maior de 18 anos.
O processo seletivo para o projeto “Transporte Escolar – Pesquisa Nacional Custo Aluno” contará com dinâmica de grupo, entrevista individual e treinamento. A pesquisa será realizada por, aproximadamente, quatro meses em vários municípios da Região Sudeste e tem como tema “O transporte escolar rural”. Os candidatos selecionados receberão remuneração bruta de R$ 625, mais R$ 10 de ajuda de custo diária, além de ter todas as despesas com hospedagem, transporte e alimentação pagas pela fundação.
Os candidatos devem encaminhar seus currículos para o e-mail: fapto.rh4@uft.edu.br até o dia 22 de junho.