O Governo de Minas Gerais autorizou a realização de concursos públicos para a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG). Somadas, as seleções irão ofertar 362 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, com oportunidades em todas as regiões mineiras.
De acordo com o governo estadual, os editais estão em fase de elaboração. A Epamig, que não realiza concurso há 20 anos, abrirá 257 vagas, com o objetivo de reforçar o quadro técnico e fortalecer a pesquisa agropecuária, garantindo que os resultados cheguem de forma mais eficiente aos produtores rurais.
Já a Emater-MG disponibilizará 105 vagas. Entre os cargos previstos estão Analista de Sistemas I, Assessor Jurídico, Assistente Administrativo II, Assistente Técnico I, Auditor, Extensionista Agropecuário I e II, Extensionista de Bem-Estar Social II e Relações Públicas.
O Sinter-MG, sindicato que representa os servidores da Emater, informou ao Estado de Minas que não foi comunicado ou consultado pela empresa para participar da formulação do processo seletivo. Segundo a entidade, todas as informações obtidas até o momento vieram de publicações oficiais do órgão estadual.
Apesar disso, o Sinter-MG afirmou reconhecer a importância do concurso para a reposição do quadro de funcionários e destacou que a realização do certame é uma reivindicação histórica da categoria. O sindicato informou ainda que segue acompanhando de perto os trâmites de elaboração do edital.
O sindicato dos servidores da Epamig foi procurado, mas não respondeu até o fechamento desta edição. O espaço segue aberto para manifestações.