O modelo de aplicação da prova é parecido com o “Enem”, já que dará a oportunidade do candidato concorrer a diversas vagas em diferentes órgãos federais
O governo federal irá realizar neste ano um Concurso Público Nacional Unificado para preencher milhares de vagas abertas no serviço público. A medida foi publicada, nesta sexta-feira (29), por meio de decreto no Diário Oficial da União. O modelo de aplicação da prova é parecido com o “Enem”, já que dará a oportunidade do candidato concorrer a diversas vagas em diferentes órgãos federais e para diversos Estados do país, pagando uma única taxa de inscrição.
O Concurso Unificado vai realizar uma seleção conjunta para cargos públicos do governo federal, autarquias e fundações. O edital deve ser publicado em dezembro deste ano, e as provas aplicadas, em fevereiro de 2024, de forma simultânea em aproximadamente 180 municípios, abrangendo todos os Estados e o Distrito Federal.
A adesão ao Concurso Público Nacional Unificado vai ser feita por meio da assinatura de um termo entre o órgão ou entidade interessada e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. E, segundo o governo, “o principal objetivo é padronizar os procedimentos de aplicação das provas e aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, buscando garantir a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos.
Fonte: O Tempo