As previsões para o setor industrial são promissoras, principalmente para Uberaba. Diante dos novos investimentos que devem chegar àa cidade, os empresários entendem que...
Setor industrial enfrenta dificuldades para conseguir mão de obra qualificada. No Dia da Indústria, data lembrada na sexta-feira, 25, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Altamir Roso, disse que o setor está crescendo economicamente. Entretanto, não houve preparação de mão de obra para atender esta demanda.
As previsões para o setor industrial são promissoras, principalmente para Uberaba. Diante dos novos investimentos que devem chegar àa cidade, os empresários entendem que o município vive uma situação privilegiada. De acordo com Altamir, o nível de investimento é altíssimo, sendo que o principal é a planta de amônia da Petrobras, com o gasoduto, que vai alavancar de forma expressiva toda a economia de Uberaba.
“A chegada destes investimentos vai movimentar de forma geral todos os setores. O comércio, por exemplo, com certeza vai vender mais.
A construção civil também deve se aquecer. Entretanto, é notório que a necessidade de mão de obra será grande. Na verdade já está sendo. O país não se preparou para atender essa demanda que está se projetando. A economia está crescendo, mas infelizmente não houve preparação de mão de obra”, explica Altamir.
Entretanto, o presidente da Fiemg lembra que existem mecanismos para atender a demanda e às necessidades do setor industrial. “O próprio Governo Federal lançou alguns planos, entre eles o Pronatec, um projeto de treinamento de mão-de-obra, que já está sendo desenvolvido em Uberaba, através de parceria com o Senai, ligado ao sistema Fiemg. Somente neste ano, cerca de duas mil pessoas serão treinadas. Além disso, a Petrobras está investindo em Uberaba para formar mão de obra e atenta, principalmente, às futuras demandas”, afirma Altamir.
E é justamente nestes novos empreendimentos que os empresários da cidade apostam. De acordo com Marco Túlio Paulinelli, proprietário de uma agroindústria, a chegada da Planta de Amônia e do gasoduto com certeza vai alavancar a economia e irá colaborar para muitas empresas do município. “Com certeza, o futuro no setor industrial é bastante promissor. Iremos passar por uma fase muito importante, investimento que vai trazer várias indústrias para Uberaba. Vai ser um marco importante para o desenvolvimento da cidade”, enfatiza Marco Túlio.