FATOR DE TRANSCRIÇÃO

HIV se esconde no intestino usando células T, descobrem pesquisadores

Estudo da Universidade de Yale identificou que vírus utiliza fator BACH2 para escapar de tratamentos antirretrovirais

Publicado em 22/08/2025 às 11:11
Compartilhar

Cientistas da Universidade Yale descobriram que o HIV utiliza um fator de transcrição chamado BACH2 para se esconder em células T do intestino, escapando dos tratamentos antirretrovirais. A pesquisa foi publicada na revista Immunity nesta quinta-feira (21/8). O estudo revela um potencial alvo para futuras terapias que busquem eliminar completamente o vírus do organismo.

Apesar dos avanços nos medicamentos que prolongam a vida dos pacientes e reduzem a transmissão, ainda não existe cura definitiva para a infecção pelo HIV. Quando tomados regularmente, os antirretrovirais impedem que o vírus infecte células sanguíneas, mantendo-o fora de circulação.

"Este fator de transcrição chamado BACH2 faz três coisas que são, normalmente, muito protetoras", explica Ya-Chi Ho, MD, PhD, professora associada de patogênese microbiana na Escola de Medicina de Yale e autora sênior do estudo. "Primeiro, o BACH2 diz às células T que chegam ao intestino que elas devem permanecer lá e não viajar para nenhum outro lugar. Em seguida, diz a elas para ficarem por um tempo realmente longo – basicamente, para sempre. E terceiro, diz a essas células para pararem de lançar armas defensivas e inflamatórias, a fim de evitar que as células prejudiquem o tecido saudável e sensível ao redor."

O intestino humano está constantemente exposto a diversos patógenos presentes nos alimentos, incluindo bactérias, fungos e vírus. Para combater essas ameaças, o corpo posiciona células T ao longo do trato intestinal, criando um sistema de defesa especializado.

"Mas isso também é perfeito para o HIV", diz Ho. "Quando ele infecta essas células T de longa duração, tem um lugar realmente seguro para ficar por um tempo muito longo."

Maior concentração do vírus está no intestino

A equipe de Yale descobriu que a maior concentração do HIV persistente se encontra no intestino, especificamente nas células T. Em outras regiões do organismo, o sistema imunológico consegue identificar e eliminar células infectadas, mas isso não ocorre no ambiente intestinal.

Os cientistas analisaram a regulação gênica nas células intestinais e identificaram que o BACH2 transforma células T de vida curta em células persistentes de longa duração, criando um refúgio para o HIV.

Apesar de representar um alvo promissor para novas terapias, o desenvolvimento de tratamentos direcionados ao BACH2 enfrenta desafios significativos. Este fator de transcrição está presente em todo o organismo e cumpre funções essenciais para o funcionamento normal do sistema imunológico.

"Então não podemos simplesmente atingir o BACH2 e nos livrar de todas essas células T de longa duração", explica Ho. "Precisamos ser específicos e encontrar uma maneira de atingir apenas as células T infectadas pelo HIV."

Pesquisa em outras áreas do corpo

A equipe está expandindo sua investigação para compreender como o HIV consegue se ocultar em outras partes do corpo. "Estamos usando essa abordagem para entender como o HIV se esconde em outras áreas, como nos gânglios linfáticos e em células cancerígenas", afirma Yulong Wei, PhD, pesquisador de pós-doutorado no laboratório de Ho e autor principal do estudo.

Os pesquisadores também investigam os mecanismos que controlam o BACH2, analisando como as células imunes vizinhas no intestino se comunicam com as células T e como os micróbios intestinais influenciam essa interação. "Queremos entender como todas essas células conversam entre si", explica Ho. "Isso poderia revelar outros alvos para eliminar o HIV."

Esta abordagem busca mapear as interações celulares que permitem ao vírus estabelecer reservatórios no organismo, abrindo caminho para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais eficazes.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por