Mais de 20% dos veículos da Superintendência Regional da Fazenda/Uberaba ainda não estão com o IPVA totalmente pago em 2010
Mais de 20% dos veículos da Superintendência Regional da Fazenda/Uberaba ainda não estão com o IPVA totalmente pago em 2010. Arrecadação já chegou a R$ 39,7 milhões, mas a expectativa da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF) é de chegar a R$ 42,5 milhões.
Segundo a Secretaria, 76% dos veículos na Regional de Uberaba estão com o imposto completamente quitado. Apenas 2% pagou uma ou duas parcelas e 22% nada contribuiu. A frota do município é de 115,7 mil veículos, portanto, mais de 27 mil proprietários ainda estão em falta com o IPVA.
Ainda de acordo com a SEF, para reduzir a inadimplência, faz cobrança por meio de cartas e telefonemas. Lembra que, se necessitar de certidão negativa de débito e este existir, o contribuinte terá que regularizar sua situação para recebê-la.
Já a fiscalização de trânsito é feita pela Polícia Militar, que verifica se o contribuinte já está com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de 2010, de uso obrigatório. Sem esse documento, o carro pode ser apreendido. E, ciente da existência de mais de 2.300 veículos com o pagamento de apenas uma ou duas parcelas do IPVA e de mais de 25 mil veículos, sem qualquer pagamento do imposto, a PM intensificou, desde o início de agosto, a fiscalização. Os motoristas que estiverem irregulares podem receber multa, calculada sobre o valor do imposto ou da parcela deste, sendo 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o 30° dia, ou de 20%, a partir do 31° dia, mais juros de mora – taxa Selic.