O registro de consumidores inadimplentes em Uberaba caiu. Segundo dados divulgados pelo Serviço de Proteção...
O registro de consumidores inadimplentes em Uberaba caiu. Segundo dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC – Uberaba), mantido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), o número de consumidores inadimplentes caiu em 11,83% em relação a igual período do ano passado. Também foi registrada queda nos registros de cheques sem fundo, de 42% em relação ao mês de maio de 2011.
Nos primeiros cinco meses do ano notou-se incremento nas vendas, impulsionado pelo aumento da renda dos trabalhadores, na queda do desemprego e nas políticas de incentivo ao consumo, como a redução de IPIs. Agora, os consumidores já estão conseguindo equilibrar os pagamentos das dívidas contraídas no fim do ano e dos tributos.
De acordo com o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, em que pese algumas regiões do país, o comércio de Uberaba vem obtendo bons resultados. “Foi possível perceber nos primeiros meses deste ano uma movimentação financeira em alguns setores, uma projeção muito boa, alguns setores expandindo inclusive a atuação de lojistas de Uberaba em outras cidades”, explica o presidente da CDL.
Ainda segundo Fúlvio, a cidade está crescendo bastante, a movimentação financeira está muito dinâmica, as pessoas estão ganhando melhor e por sua vez consumindo bem nestas lojas. Em relação aos dados divulgados pelo SPC, o presidente da CDL destaca que a diminuição dos registros significa que mais pessoas que estavam com as contas atrasadas quitaram suas dívidas. “Isso é bom, a loja recupera dinheiro e o mercado como um todo recupera o cliente. Da mesma forma, isso acontece com os cheques sem fundo. No último ano, teve uma reação boa na utilização do cheque e cliente desta moeda está comprando e honrando bem as suas contas”, explica Fúlvio.