Brinquedo cuja comercialização foi proibida no Brasil continua na lista de compras de estabelecimentos uberabenses
Brinquedo cuja comercialização foi proibida no Brasil continua na lista de compras de estabelecimentos uberabenses. A marca, “Acampamento Divertido”, da Fisher Price, foi proibida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) de circular no Brasil depois que a fornecedora pediu o recolhimento de todos os produtos nos Estados Unidos. A explicação é a de que foram identificadas nos brinquedos pequenas peças soltas que poderiam ser, facilmente, ingeridas por crianças.
Na pesquisa realizada pela reportagem em quatro lojas especializadas na venda importados em Uberaba, três delas disseram não ter o produto disponível para comercialização. Entretanto, a última afirmou que o “Acampamento Divertido” já está na próxima lista de compras do estabelecimento. “Deve chegar, no máximo, em oito dias”, afirmou a vendedora, que preferiu não se identificar.
Segundo a proprietária de uma das lojas que não comercializa o brinquedo, Vera Lúcia Alvarenga, sua expectativa é a de que a Mattel, empresa importadora do produto, retire do mercado marcas semelhantes à recolhida. “A Mattel importa uma série de marcas e, em casos assim, em que há recall em outro país, produtos similares de outras marcas são barrados também”, afirma. “Vamos aguardar futuros comunicados”, completa.
Composto por um conjunto de sete peças, representando um acampamento com tenda cor-de-rosa e uma menina de blusa verde com máquina fotográfica pendurada no pescoço, o brinquedo vendido por aproximadamente R$ 99 deve ser retirado do mercado em todo o Brasil. O Inmetro já notificou o importador e o organismo responsável pela certificação.