A Cemig anunciou a abertura de um novo concurso público com 150 vagas destinadas ao cargo de eletricista. As inscrições estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, 1º de setembro, exclusivamente pelo site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Os interessados terão até o dia 2 de outubro para se candidatar.
Com remuneração total de R$ 4.331,91, os contratados também terão direito a benefícios previstos no acordo coletivo da empresa, como vale-alimentação, previdência privada e plano de saúde.
A prova objetiva está marcada para o dia 23 de novembro de 2025 e será aplicada em nove cidades mineiras: Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Teófilo Otoni, Uberlândia e Varginha. O exame contará com 35 questões de múltipla escolha — 15 de Língua Portuguesa, Leitura e Comunicação, e 20 sobre Conhecimentos Específicos da área — com duração de até três horas.
Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter ensino fundamental completo, curso de qualificação na área elétrica, certificados de NR-10 (básico e SEP) e NR-35 (trabalho em altura), além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. Também é exigida experiência mínima de seis meses em atividades operacionais em redes ou linhas de distribuição ou transmissão de energia, sob responsabilidade de concessionárias.
Segundo Daniela Bauer, analista de Gestão de Pessoas da Cemig, os novos profissionais irão reforçar as equipes da empresa em diversas regiões de Minas Gerais, principalmente em áreas com maior crescimento populacional ou demandas críticas de infraestrutura.
“A contratação visa fortalecer a atuação das equipes de manutenção nas seis regionais da companhia, aproximando ainda mais a Cemig dos seus clientes em todas as regiões do estado”, afirma a analista.
Além da etapa objetiva, o processo seletivo inclui ainda uma Avaliação Pré-Admissional de Saúde, com caráter eliminatório, conforme previsto na norma regulamentadora NR-07 do Ministério do Trabalho e Emprego.