Segundo a lista, cargos ligados à tecnologia - especialmente à Inteligência Artificial (IA) - seguem entre os que mais cresceram no país
O mercado de trabalho está sempre em transformação, sendo impulsionado pelos avanços da tecnologia e pelas demandas da sociedade. Um levantamento recente do LinkedIn, maior rede social voltada a carreiras e negócios do mundo, aponta as 25 profissões que estão em alta no Brasil em 2026, evidenciando a busca crescente em profissionais qualificados tanto em áreas técnicas quanto em competências comportamentais, como comunicação, liderança e tomada de decisão.
Segundo a lista, cargos ligados à tecnologia — especialmente à Inteligência Artificial (IA) — seguem entre os que mais cresceram no país. Assim como engenharia, saúde, finanças e gestão que também tiveram destaque. Profissões que exigem capacidade de adaptação, pensamento estratégico e habilidade para liderar pessoas e equipes. Esse cenário reforça a importância do desenvolvimento humano como diferencial competitivo no mercado de trabalho atual.
A diretora executiva da LIDER-AR, empresa voltada ao desenvolvimento de lideranças e à formação de competências comportamentais de alta performance, Amanda Braga, destaca que, em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, empresas e profissionais que priorizam o crescimento humano e a liderança consciente — os chamados ‘soft skills’ — vão se destacar e gerar mais resultados a longo prazo. “Investir no desenvolvimento de competências deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. Habilidades técnicas e comportamentais como liderança e resiliência são essenciais para acompanhar as tendências”, afirma.
A executiva também ressalta que esses ‘soft skills’ são qualidades pessoais e sociais que complementam as habilidades técnicas e podem contribuir para o crescimento dentro do mercado de trabalho.
Confira as 25 profissões em alta no Brasil, segundo o LinkedIn:
Fonte: O Tempo.