CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lira adia votação do pacote de cortes frente a ameaça de derrota para o governo

Regimento prevê que são necessários 308 votos para aprovar PEC, e deputados avaliaram que o governo não conseguiria obtê-los

O Tempo/Lara Alves
Publicado em 19/12/2024 às 08:15
Compartilhar
 (Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

BRASÍLIA — O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou para quinta-feira (19) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e do Projeto de Lei (PL) que compõem o pacote de contenção de gastos do Governo Lula (PT). Os deputados começaram a discutir a PEC, e Lira pôs para votação uma espécie de teste com o intuito de averiguar se a base conseguiria os 308 votos necessários para aprovação da proposta em primeiro e segundo turnos. 

A votação em questão dizia respeito à substituição do texto original da PEC pela emenda protocolada pelo relator designado, deputado Moses Rodrigues (União Brasil-CE). Ela terminou com o placar de 294 votos favoráveis à substituição e 172 contrários — ou seja, 14 votos a menos que o necessário. 

A avaliação interna dos deputados é que uma derrota seria muito negativa agora que todos os esforços estão concentrados na aprovação do pacote de cortes. Assim, eles pediram ao presidente que adiasse a votação para quinta-feira, e a ideia é articular a aprovação nas próximas horas. 

A mudança interfere no cronograma inicial dos líderes do governo. Eles calculavam que o pacote seria aprovado nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados, e igualmente votado e aprovado no plenário do Senado na quinta-feira (19).

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por