Luka Modric (Foto/ Reprodução Yahoo)
Quando ele estava iluminando a Premier League pelo Tottenham Hotspur, alguns especialistas achavam que o salto para o Bernabéu seria grande demais. Ele precisaria se encontrar e lutar por seu lugar, disseram. Avançando para o ponto médio da temporada 24/25, ele reina supremo como o jogador mais condecorado da história do Real. Mas o que vem a seguir?
Há muito burburinho sobre se Luka Modric vai se aposentar do futebol nesta temporada ou jogar até a próxima Copa do Mundo. É natural quando você considera que ele é profissional há mais de duas décadas e ainda está em uma idade em que outros já penduraram as chuteiras há muito tempo. Pense em Wayne Rooney, aposentado há muito tempo e encabeçando novo desafio para treinar crianças em Dubai. Eles eram colegas que passaram pelo jogo global ao mesmo tempo, e ainda assim é Modric quem continua a cobrir os metros difíceis na sala de máquinas do meio-campo.
Boa genética, hábitos ainda melhores e um amor pelo jogo que ainda queima forte são todos fatores contribuintes aqui. Mas o que realmente conta é o fato de que Modric ainda continua a entregar em campo. Nunca conhecido por seu ritmo ou como um artilheiro prolífico, ele é um jogador que atua como um armador no verdadeiro sentido da palavra. Ele tem a capacidade de elevar o nível daqueles ao seu redor e fazer as estrelas do Real Madrid brilharem mais.
Vinicius Jr., Rodrygo, Jude Bellingham… e isso antes mesmo de mencionarmos a recente chegada do único e inigualável Kylian Mbappe. As estrelas na escalação dos Los Blancos nunca foram tão jovens, o que torna ainda mais impressionante que Modric mantenha seu lugar. Você só precisa olhar para alguns de seus outros contemporâneos para ver o quão impressionante é esse feito.
Toni Kroos — parceiro de meio-campo de Modric durante uma década de domínio que trouxe meia dúzia de títulos da Liga dos Campeões de volta para Madrid — se aposentou no final da temporada passada. Os dois foram protegidos por boa parte desses 10 anos pelo executor brasileiro Casemiro, que aos 32 anos agora está lutando para cobrir os metros na Premier League. O fato de Modric ser 7 anos mais velho e não mostrar sinais de desaceleração é algo que tem que ser aplaudido. E então há seu armário de troféus e pilha de medalhas que falam por si.
Com jogadores tão bons quanto o brasileiro Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic nunca levantando a Liga dos Campeões uma vez, parecia que o recorde de 6 vitórias de Gento permaneceria para sempre. Modric agora divide o recorde com o grande homem, assim como com 3 de seus contemporâneos da era atual dos grandes do Madrid. Quem apostaria contra ele detendo o recorde sozinho quando pendurar as chuteiras?
A Liga dos Campeões chegou ao Bernabéu duas vezes nas últimas 3 temporadas, mostrando que a era pós-Ronaldo está viva e bem. Com Ancelotti no comando e mais talento ofensivo do que eles sabiam o que fazer (Endrick mal está dando uma olhada), o futuro é tão brilhante quanto sempre para o Madrid. Jovens como Bellingham e Diaz podem cobrir o terreno para Modric, permitindo que ele se concentre em ditar o jogo. É uma estratégia que funciona bem e permite que suas pernas permaneçam frescas para as maiores partidas. Você também não pode subestimar o impacto positivo que sua presença tem durante todas aquelas sessões de treinamento a portas fechadas, onde toda a preparação e trabalho duro são colocados.
O mundo inteiro sabe até onde Ronaldo vai para manter seu auge atlético, mas Modric — um indivíduo tímido de coração — obviamente vai até o mesmo ponto, dada sua longevidade. O que é ainda mais impressionante é que ele continua a jogar pela seleção nacional em uma era em que muitos jogadores se aposentam cedo do jogo internacional para estender suas lucrativas carreiras em clubes.
Modric está a uma curta distância da marca de 200 aparições pela seleção e não mostra sinais de que vai sair das seleções ou amistosos da Liga das Nações. Ele é o capitão, o homem principal e o coração pulsante de um time que superou todas as expectativas nos últimos anos, mas um troféu lhe escapa. Uma final de copa do mundo em 2018 levou a um thriller de 4 a 2 contra os franceses, mostrando que a Croácia é um time que é muito mais do que um time de um homem só. Ele poderia estender sua carreira para jogar em 2026 na América do Norte?
Dê uma olhada online e você verá que as probabilidades geralmente diminuem no meio da temporada, enquanto os apostadores esperam por um anúncio. É nessa época do ano que as extensões de 1 ano são geralmente anunciadas e, sem lesões graves, Modric parece pronto para jogar por mais um ano.
Se você quiser apostar se ele vai ou não se aposentar, o melhor momento para fazer isso será depois das fases iniciais de grupos da Liga dos Campeões. Fãs de esportes que estão apostando em jogos e resultados ao vivo frequentemente se veem tentando outras fontes de entretenimento online. Sites como o Casino Guru oferecem uma variedade de métodos de jogo de jogos grátis. Muitos fãs usam esses jogos como uma fonte de entretenimento no intervalo se quiserem dar uma pausa de ouvir os especialistas.
Quer você decida apostar em Modric, ou apenas relaxe e admire seu brilhantismo, podemos dizer que 2025 está definido para ser uma temporada para lembrar. Uma vez que a ligação com Mbappe esteja totalmente estabelecida e funcionando, o Madrid pode ganhar tudo.