Presidentes se encontraram no último dia 26, na Malásia, e tratativas sobre tarifaço contra o Brasil são conduzidas pelo chanceler Mauro Vieira e Marco Rubio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (4/11) que irá telefonar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso as negociações entre os dois países sobre as tarifas de 50% não avancem até o final da COP30, conferência da ONU sobre clima, que acontece em Belém (PA), nos dias 6 e 7 de novembro.
“Eu saí do encontro com o presidente Trump certo de que chegaríamos a um acordo”, declarou Lula em Belém, durante uma entrevista a agências de notícias internacionais, incluindo a Agência Reuters. “Eu disse a ele que era muito importante que nossos negociadores começassem o mais breve possível”.
Lula afirmou que o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão prontos para negociar. “Quando a COP30 acabar, se o encontro entre os negociadores não tiver agendado ainda, eu ligarei para o Trump de novo”.
Lula se reuniu com Donald Trump, na Malásia no último dia 26 de outubro. No encontro, o brasileiro declarou que "o Brasil tem todo interesse em ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos".
Os presidentes também conversaram por telefone em 6 de outubro, quando designaram Mauro Vieira e Marco Rubio sobre as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras.
Fonte: O Tempo.